segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Análise: Yu-Gi-Oh! Forbidden Memories

Muitos consideram Yu-Gi-Oh! Forbidden Memories um dos melhores títulos já lançados para Playstation 1, e o mesmo é com certeza merecedor de muitos elogios..

O jogo começa no antigo Egito, aonde as pessoas jogavam cartas como uma forma de diversão. Porém, um mago chamado Heishin descobriu escrituras que diziam que aquele que reunisse todos os itens do milênio seria detentor de grande poder. Percebendo o problema que tinha perante a si, e as terríveis consequências que o poder poderia causar se caísse nas mãos erradas, Yugi Muto resolve dar um fim nesta situação e para isso pretende parar a ambição de Heishin e Kaiba.
A jogabilidade, os efeitos e a trilha sonora são os principais fatores que fazem com que o jogador tenha uma ótima experiência com o jogo, dando a sensação que você está realmente em um duelo de cartas. Além da campanha, o jogador tem ainda a possibilidade de escolher entre modos como free duel (duelos livres), aonde você vai liberando oponentes ao longo da campanha, e 2p duel (duelos entre dois jogadores). Outros atrativos são a variedade de cartas (sejam elas cartas monstros, mágicas, rituais, campo, equip ou armadilha) e a possibilidade de fusões (quem não se lembra do famoso Twin-Headed Thunder Dragon?).
Os gráficos são relativamente bons se levarmos em consideração o potencial gráfico do console, e não deixam a desejar, seja ele em 2D ou 3D. O último, aliás, propiciava uma ótima sensação, pois o jogador podia ver o ataque de seu monstro contra o do adversário se pressionasse o botão “quadrado” na hora da realização do ataque.
Um fato que pode ser levado como ponto negativo é a “dificuldade” do jogo. No momento em que o jogador chega à parte do Labirinto, ele tem de derrotar diversos oponentes seguidos, como Kaiba e Heishin, sem salvar. Até aí tudo bem, porém é necessário que você jogue durante muitas e muitas horas para conseguir estrelas e então comprar cartas suficientemente fortes para derrotar a todos. E isto é um dos fatos que leva a maioria dos jogadores a perderem a paciência e apelarem ao uso do GameShark.
Ainda assim, Yu-Gi-Oh! Forbidden Memories foi um jogo épico, deixando sua marca na história e trazendo boas lembranças a muitos jogadores de PS1 e fãs tanto do anime/mangá quanto do jogo, então lançado.